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Arte, Criatividade e o Propósito de Produzir

  • Foto do escritor: Syd Back
    Syd Back
  • 19 de fev. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 24 de fev. de 2022


Produzir artisticamente é em suma transformar uma ideia ou uma inspiração em um resultado, que pode ser uma música, um filme, uma montagem teatral, um quadro, uma escultura, e tantas outras formas de manifestação. Produzir musicalmente é transformar uma ideia musical num fonograma, utilizando técnicas e equipamentos. Na Engenharia, diria-se que o objetivo é transformar inputs em outputs, ou resumidamente, transformar recursos em resultados.

Para alguns, criar é deixar uma marca no mundo, uma maneira de definir a si próprio em termos de cultura, sentimentos, ideologias, visão de mundo e emoções. A música pode ser tanto um hobby, como uma profissão. A criatividade humana não tem limites, e normalmente é motivada pela inspiração e pelo estado emocional. No entanto, disciplina, conhecimento e método são fundamentais para que não fiquemos paralisados artisticamente esperando uma centelha de inspiração ou um momento mágico em que conseguiremos fazer uma obra-prima num único impulso.

Gravação em estúdio de grande porte


A produção musical é uma atividade que exige ampla cultura. É fundamental ouvir muita música dos mais variados estilos e épocas. É importante também pesquisar as metodologias e equipamentos utilizados pelos produtores e músicos ao longo das décadas. Por fim, faz-se necessário disciplina para mergulhar nas principais ferramentas e recursos tecnológicos oferecidos no mercado, e quais se adequam a cada situação.


Gravação em home studio


Talvez o grande desafio nos dias de hoje seja saber o que escolher diante da grande oferta de softwares e equipamentos, e principalmente o que e como estudar. A internet tem uma vasta oferta de material gratuito, porém, a qualidade do conteúdo é em muitos casos deplorável. Aprender errado é tão ruim quanto não aprender.

No final dos anos 80, o surgimento do Pro Tools e a possibilidade de se gravar de forma digital trouxe incontáveis possibilidades corretivas (edições, afinação de voz, ajuste de tempo, ...) e criativas (aplicação de efeitos, adição de samples,...) , sendo um marco na maneira como se trabalhava em estúdio. A popularização dos PCs e dos notebooks, e o número crescente de fabricantes de softwares e hardwares portáteis para produção musical foram responsáveis por incentivar as pessoas a montarem home studios, nos quais é possível gravar um álbum sem ter que gastar dezenas ou centenas de milhares de dólares.

Máquina de Fita - Gravação Analógica


A atuação de mais empresas investindo na criação de novos Digital Audio Workstation (DAW) como Steinberg (Cubase), Reaper, Apple (GarageBand/Logic Pro), Ableton (Live), Bandlab (Cakewalk), Image Line (FL Studio), Bitwig, etc, fizeram com que houvesse maior competitividade de mercado, possibilitando ampla oferta aos usuários (falamos sobre este tema nos artigos Softwares para Produção Musical - Parte 1 e Parte 2). A contribuição das empresas dedicadas à criação de plug-ins e VSTs também foi de extrema importância, uma vez que trouxe a possibilidade de modelagem e emulação de equipamentos clássicos como sintetizadores, baterias (acústicas e eletrônicas) amplificadores, pedais de efeitos, compressores, equalizadores, gates, delays, reverbs, filtros, etc. Tais recursos possibilitam ao alcance de um click do mouse recursos de altíssima qualidade de áudio, equivalente aos equipamentos de grandes estúdios.

Com as ferramentas disponíveis hoje no mercado (muitas delas gratuitas!), o áudio pode facilmente ser editado e combinado com outros elementos para agilizar os testes de arranjo de uma música. Durante a fase de pré-produção, é muito prático e eficaz utilizar programação MIDI (Musical Instrument Digital Interface), bibliotecas de loops e samples. Os timbres e ritmos podem ser alterados rapidamente.


Emulação em software do clássico sintetizador Yamaha DX7


Uma curiosidade: até 2005 mais ou menos, os timbres dos samples soavam como karaokê, ou seja, pouco convincentes, principalmente os sons de bateria. Os VSTs de bateria Addictive Drums (da sueca XLN Audio) e EZ Drummer (da também sueca Toontrack) foram lançados em 2006, trazendo uma qualidade jamais ouvida antes em termos de emulação de baterias acústicas, trazendo um realismo impressionante.


Instrumento virtual de bateria (VST) Addictive Drums


Quando o assunto é emulação de amplificadores e pedais para a guitarra, é fundamental mencionar os precursores Amplitube (lançado em 2002 pela empresa italiana IK Multimedia) e Guitar Rig (lançado em 2004 pela empresa alemã Native Instruments). Tais softwares tornaram possível o sonho dos guitarristas de terem raros e caros amplificadores, pedais e racks de efeitos dentro de seus computadores pessoais, bastando plugar suas guitarras na interface de áudio USB e ter acesso aos timbres maravilhosos dos grandes estúdios, eternizados por David Gilmour, Jimmy Page, Eddie Van Halen, Andy Summers, Jimi Hendrix, Slash e tantos outros.



Simulador de pedais Amplitube


Ao longo dos anos, novas empresas surgiram no segmento: Positive Grid (Bias FX/Amp), Studio Devil, Overloud Audio Tools (TH-U), Neural DSP (Archetype, Omega Ampworks Granophyre, Parallax,...), e até a tradicional Vox (fundada em 1957) entrou na disputa com seu Jam Vox, emulando seus próprios amps clássicos AC15 e AC30, os quais foram muito usados pelos Beatles!



Simulador de amplificadores Neural DSP


Atualmente, os samples, loops e instrumentos virtuais (VSTs) que já vem nas bibliotecas do Ableton Live, do GarageBand, do Cubase e do Logic Pro têm qualidade profissional e são usados nas versões finais das músicas. O conceito de “demo” mudou bastante ao longo do tempo, uma vez que nos dias de hoje qualquer pessoa pode montar uma música com ótimos timbres, com qualidade profissional, usando um computador.


“Recreate classic legendary products in the digital world and make them available to all musicians. But make them simple. Make them both inspirational and affordable. And make them for musicians first.” "Recrie produtos clássicos lendários no mundo digital e disponibilize-os a todos os músicos. Mas simplifique-os. Torne-os inspiradores e acessíveis. E faça-os em primeiro lugar para os músicos" Enrico Iori and Davide Barbi IK Multimedia
 
 
 

3 Comments


msecron
Feb 19, 2022

Syd, muito bacana o seu Blog! Gostei muito! Excelente bom gosto seu,

além de um conteúdo de informações muito completo sobre produção musical, e a sua obra como um todo. Essa última dispensa comentários em termos de qualidade de gravação, arranjos, criatividade, técnica e bom gosto musical. Curti também a foto tocando baixo em umas de nossas aulas. Grande abraço, e sucesso! Você merece por todo seu esforço, dedicação e cordialidade com seus alunos, músicos, e colegas de uma forma geral. Sobretudo pela paixão por essa arte que tanto amamos que é a música.

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Camilla Ribeiro
Camilla Ribeiro
Feb 19, 2022

Conteúdo de qualidade !

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Syd Back
Syd Back
Feb 19, 2022
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Obrigado, Camila. 😀

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