top of page
Buscar

Softwares Para Produção Musical - Parte 1

  • Foto do escritor: Syd Back
    Syd Back
  • 14 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de fev. de 2022



O advento da criação do Pro Tools no final dos anos 80, e a possibilidade de se gravar digitalmente, com computador, sem mais utilizar fitas analógicas, abriu possibilidades para a democratização do acesso à produção musical. Nos anos seguintes, atuação de mais empresas investindo na criação de novos Digital Audio Workstation (DAW) como Steinberg (Cubase), Reaper, Apple (GarageBand/Logic Pro), Ableton (Live), Bandlab (Cakewalk), Image Line (FL Studio), Bitwig, dentre outras, fizeram com que houvesse maior competitividade de mercado, possibilitando ampla oferta aos usuários. A contribuição das empresas dedicadas à criação de plug-ins e VSTs também foi de extrema importância, uma vez que trouxe a possibilidade de modelagem e emulação de equipamentos clássicos como sintetizadores, baterias (acústicas e eletrônicas) amplificadores, pedais de efeitos, compressores, equalizadores, gates, delays, reverbs, filtros, etc. Tais recursos possibilitam ao alcance de um click do mouse recursos de altíssima qualidade de áudio, equivalente aos equipamentos de grandes estúdios.


Ableton Live


Estima-se que seja líder de mercado devido à imensa quantidade de tutoriais disponíveis na internet, e também ao fato de marcas como Focusrite, Novation e Akai oferecerem gratuitamente a versão Lite (versão de entrada) do software na compra de seus produtos. O Live é muito utilizado por produtores de musica eletrônica, hip hop, funk e trap. No entanto, é possível gravar qualquer tipo de música no Ableton Live.

Foi inovador em diversos aspectos, principalmente no modo de criação Session View, voltado para performances ao vivo (Live PA e DJ Set).

Seu valor depende da versão escolhida: Intro, Standard e Suite.

A versão Suite é a mais completa.

Compatível com sistemas operacionais Windows e MacOS.


Logic Pro X



Um DAW completo com instrumentos virtuais e plugins de extrema qualidade. A biblioteca de samples Apple Loops permite criação rápida. Utiliza inteligência artificial em seu VST de bateria, o Drummer. Desempenho otimizado para rodar somente nos computadores Apple.

É vendido a um valor bem inferior ao de seus concorrentes diretos. No entanto é necessário ter um iMac ou Macbook para instalá-lo.


GarageBand


Gratuito nos dispositivos da Apple: iMac, Macbook, iPad e iPhone.

Pode-se que dizer que é uma versão mais simples do Logic Pro . Mas não se engane! Com Garageband é possível gravar profissionalmente, com instrumentos virtuais (baterias, sintetizadores, pianos, orquestras,..) e plugins emuladores de amplificadores e pedais de altíssima qualidade.

Compatível com sistemas operacionais MacOS e iOS


Pro Tools



Lançado em 1989 pela Digidesign, foi o precursor na gravação digital, dispensando as fitas analógicas. Já foi líder absoluto de mercado, e ainda é o DAW padrão em grandes estúdios de gravação/dublagem e redes de televisão. Hoje é fabricado pela Avid Technology.

Compatível com sistemas operacionais Mac (OSX) e Windows.





 
 
 

1 Comment


hdehertz
hdehertz
Mar 06, 2022

Um conteúdo precioso, principalmente no LinkedIn. Acrescenta conhecimento, em uma linguagem de fácil compreensão, até mesmo para quem não trabalha nessa área.

Like
bottom of page