top of page
Buscar

Softwares Para Produção Musical - Parte 2

  • Foto do escritor: Syd Back
    Syd Back
  • 14 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de fev. de 2022


No artigo Softwares para Produção Musical - Parte 1 começamos nossa jornada pelo maravilhoso mundo dos softwares de produção musical, os quais são tecnicamente definidos como Digital Audio Workstation (DAW). O pioneirismo do Pro Tools e as novas possibilidades que se abriram no âmbito da gravação e edição impulsionaram diversas empresas a investirem intensamente em tecnologias que proporcionassem aos usuários catapultarem sua criatividade a níveis inimagináveis. A possibilidade de ter um estúdio completo num computador portátil ou em um smartphone ampliou o acesso e mudou definitivamente a maneira de se fazer música. Ableton Live, Garageband, Logic Pro e Pro Tools foram objeto de análise na Parte 1. Vamos continuar nossa viagem por mais softwares? Vamos lá!


Bitwig




Talvez possamos chamá-lo de “irmão caçula” dentre os DAWs. Ainda pouco conhecido do grande público, cresce a cada ano com recursos de altíssima qualidade. Se assemelha (intencionalmente) ao Ableton Live em vários aspectos, como a natureza modular. Em 2017, foi eleito DAW do ano pela Computer Music Magazine.

Compatível com sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux.


FL Studio




Assim como o Ableton Live, é muito utilizado por produtores de musica eletrônica, hip hop, funk e trap. Inicialmente batizado de Fruit Loops, mudou seu nome para FL Studio após ameaças de processo da empresa Kellogs, a qual fabricava o cereal Froot Loops. Segundo a Image-Line (fabricante do software), a palavra “loops” no nome remetia a uma ideia de que seus usuários faziam músicas com pedaços de outras músicas, sem qualquer empenho criativo. É um dos DAWs mais pirateados, pela grande facilidade de se operar.

Compatível com sistemas operacionais Windows e MacOS.


Reaper




Bastante utilizado por usuários que gravam músicas de estilos mais orgânicos, como Rock, Blues e Jazz. Reaper não oferece instrumentos virtuais e samples, o que o torna pouco interessante para produtores de música eletrônica. Traz de forma integrada plugins de excelente qualidade: equalizadores, compressores, gates, reverbs, delays e simuladores de amplificadores. A politica de aquisição do fabricante chama a atenção, pois é possível continuar utilizando o DAW mesmo após os 60 dias de teste. O que a empresa solicita é que seus usuários paguem pelo software caso estejam usando a ferramenta profissionalmente.

Compatível com sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux.


Cakewalk




Com 30 anos de participação no mercado, o Sonar by Cakewalk, após ter sido propriedade da Roland e da Gibson, hoje chama-se Cakewalk by Bandlab. É uma plataforma completa e gratuita, com excelentes recursos de nível profissional.

Compatível somente com sistema operacional Windows.


Bandlab




Gratuito. Plataforma baseada em navegador web.Tem versões mobile com apps para iPhone e Android. Certamente um dos mais inovadores. Projetos colaborativos são facilmente compartilhados por meio do Bandlab.


Studio One




É um DAW bastante completo e com recursos excelentes. Vem com o Melodyne Essentials (recurso para afinação de voz). O modo Show Page foi desenvolvido para performances ao vivo com os mesmos timbres da gravação. Tem uma uma versão gratuita, Studio One 5 Prime: (https://shop.presonus.com/Studio-One-5-Prime).

Compatível com sistemas operacionais Windows e MacOS.

 
 
 

Comments


bottom of page